quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Xambioá

Foi em Xambioá, foi em Xambioá
No Araguaia, Xambioá
Quem nunca ouviu falar que fique agora a escutar
Contos de glória que agora eu vou contar
Quando eu era pequeno ouvi meu pai a me contar
"Ei meu filho lá estive a atuar
Vi guerrilheiro na selva a tombar
E para casa nunca mais voltar..."
A guerrilha não era brincadeira
Era patrulha, patrulha a noite inteira
Alguns de nós era faca na caveira
O perigo em todo canto a rondar
Pára-quedistas chegavam pelo ar
A todo momento um sinal de congelar
Cabo mateiro lá na frente a avisar
Tem guerrilheiro de tocaia a emboscar

Ordem à patrulha na mata se infiltrar
A fadiga, a sede e a fome
Carapanã, Muito charco e lamaçal
Mas mesmo assim sustentei meu para-FAL
Ouvi os guerrilheiros lá de Xambioá
Durante muitas noites meu nome a gritar


No intuito de me amedrontar
Não gostei e logo revidei

Dei rajadas pro inimigo perfurar
Fiz emboscadas para eliminar
Vi o inimigo com medo a me olhar
E o desespero em sua alma reinar
Lá havia mulher guerrilheira
Havia a Dina, a Dina guerrilheira
Em torno dela a mistificaçãoBrasil!
De boa mulher para a população
Sua astúcia era de invejar
Sua liderança de admirar
Conquistou o povo de Xambioá
Informes sobre ela ninguém queria dar
Mas pegadas para morte ela deixou
Seu vulto traiçoeiro na mata nos enganou
Um preço alto a Dina pagou
Ó meu filho se alguém te perguntar
Se o seu pai esteve em Xambioá
Responda com orgulho que eu estive lá
Foi em Xambioá que cumpri nobre missão
Defendi com orgulho esta nação
E vinguei o sangue do meu irmão
Que tombou em defesa deste chão
Meu filho chora agora de emoção
E lhe peço: prossiga na missão
De manter a integridade deste chão
Seja no Sul, no Norte ou no Sertão
Velho guerrilheiro, vá agora descansar
Deixe seu filho na missão continuar
Pois se a guerrilha voltar a incomodar

19 comentários:

  1. excelente,estava tentando achar essa canção há muito tempo.mas essa versão está até o final?
    abç

    ResponderExcluir
  2. tenha certeza que você estará lá pra defender a nossa querida nação para manter a integridade desse chãoseja na selva, na montanha ou no sertão

    ResponderExcluir
  3. quem já vestiu essa manta verde oliva, jamais esquecera. Pantanal

    ResponderExcluir
  4. Quem tem a faca na caveira morre com ela,E será usada para matar o inimigo no inferno.

    ResponderExcluir
  5. Todos estamos aqui para defende uma so pátria.curso,missões nao nos tornar melhores nem piores que ninguém.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Você sabia? Essa canção foi sobre a batalha de xambioá contra a guerrilha dos safados que queria tomar nosso país a força muitos deles estão ai na politica esquerdistas safados.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. 2º cia de fuzileiros de selva MALDITA ANTI - GUERRILHA esteve la!
    orgulho de ter feito parte desta tropa!
    1º batalhão de infantaria de selva aeromóvel - Batalhão AMAZONAS!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. XAMBIOÁ (A mais bela e mais extensacanção de TFM)Brasil, Brasil
    1973 no araguaia oparações contra-guerrilha,
    Missões Reais foi em xambioá, foi em xambioá-a
    no araguaia em xambioá-a
    quem nunca ouviu que fique a escuta-ar contos de glória que agora vou contar
    a guerrilha não era brincadeira
    muitos de nós eram faca-na-caveirá
    a todo momento, perigo a ronda-ar,
    a todo momento, sinal de congela-ar
    cabo mateiro, a frente a avisar 'ordem a patrulha, na selva infiltrar
    tem guerrilheiro de tocaia a emboscar'
    para-quedistas chegavam pelo a-ar
    guerra na selva estavam a patrulhar
    carapanã, muito charco e lamaçal
    mas mesmo assim sustentei meu para-fal
    la havia uma mulher guerrilheira
    havia Dina a Dina guerrilheira em torno dela a mistificação de boa mulher para a população
    sua astucia era de inveja-ar sua liderança de admirar
    conquistou o povo de xambioa
    informes sobre ela ninguem queria dar
    mas pegadas para morte ela deixou
    seu vulto traisoeiro na mata ali ficou
    oh meu filho se alguem lhe perguntar se o seu pai esteve em xambioáh diga com orgulho "
    oh meu filho responda com emoção
    so te peço que prossiga na missão
    de defender a integridade deste chão seja no sul no norte ou no sertão

    ResponderExcluir
  11. Apaz queremos com fervor .aguerra só nos causa dor.porém se a pratia amada for um dia ultrajada lutaremos com fervor

    ResponderExcluir
  12. Pena que não eliminram toda essa corja. Os poucos que sobraram, acabaram com o Brasil

    ResponderExcluir